JUSTA MENTE

Justa mente é uma afirmativa.
Justa mente é uma tentativa de firmar o conceito de Justiça.
Justa mente é informação , é troca de idéias , quase uma catarse.
Justa mente é minha mente transformada em palavras , por vezes simples, por vezes complicada...mas minhas palavras não podem perder a essencia do que sou :esta contradição.
Seja bem vindo ao JUSTA MENTE.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Química da Vida

Da união de duas moléculas de puro hirdogênio
com apenas uma de oxigênio,
nasce mais que água,
nascem sonhos...

Sonhos que envolvem,
que alimentam o embrião
no utero materno.

Sonhos que são setenta porcento de nós mesmos.
Sonhos sem os quais não sobreviveremos...

Água...
Sonhos...
Vida.

São os sonhos que desaguam
em lágrimas,
que rolam pela vida.

Lágrimas de dor.
Lágrimas de alegria.
Lágrimas de acordamento.
Lágrimas de amor.

Lágrimas...
Água...
Sonhos.

O hidrogênio.
O oxigênio.
A água.
A vida.

...tudo são sonhos
que nos fazem mais que deuses...
nos fazem humanos.

(Por Patricia Nunes de Paula - 18/12/2011)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Natal Sustentável.

Já estamos chegando ao final de mais um ano , e, com ele somos contagiado pelo espírito natalino , que reacende a chama da Esperança em dias melhores...
Quero aproveitar esta época para lembrar que a questão da sustentabilidade , das questões ecológicas , é antes de tudo uma questão de sobrevivência. Nosso planeta está em perigo e com ele todos os seres que o compõe, inclusive NÓS!
A questão ambiental não deve ser tratada por cada um de nós como um tema para especialistas. A preservação deve ser incluída no nosso modo de vida , ser natural e cotidiana .
Já resta comprovado que um dos maiores problemas ambientais é o LIXO, e, com o desenvolvimento do capitalismo ,aliado ao sempre crescente consumismo , este é também uma questão difícil de se resolver sem que a maior parte da população faça uma tomada de consciência.
Além de exigir dos poderes públicos que dêem um tratamento adequado para os resíduos (LIXO), devemos também colocar em prática os quatro R's :REUTILIZR , REAPROVEITAR, RECICLAR e REEDUCAR.
Vamos aproveitar esta época em que as lojas já estão repletas de piscas-piscas, enfeites, anjinhos, bonecos de neve ,etc, para nos reeducarmos : vamos utilizar a criatividade para as decorações de Natal .
Existem vários sites que têem idéias incríveis : árvores de garrafa PET, estrelas de papelão , flores de garrafa PET, etc...
Fica a dica : sua decoração vai ficar personalizada , valorizada (porque foi você quem fez) e o planeta fica menos poluído. Acredito que o Aniversariante vai ficar muito feliz com sua atitude!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Deserto


As portas do deserto

senti meu corpo tremer...

era medo de você.


O vento impunha o passo

e me empurrava de encontro ao espaço.

E,pela ventania, carregada,

andei...

andei...

vaguei.


Exausta e ferida,

joguei-me nas ondas do delírio

que as alvas areias invocavam,

mergulhei na secura dos grãos

e quis morrer...


Mas , de encontro ao Oásis,

tentei ainda correr,

porém ,meus pés feridos,

magoados,

moribundos,

queimavam ao toque ,

matavam a vontade ...


Parei de correr.

Parei de andar.


Não quero o Oásis.

Não quero o Deserto.

Quero ficar imóvel

e, apenas, deixar de ser.


Por Patricia Nunes de Paula

terça-feira, 17 de maio de 2011

Maternidade e Pressões Externas:reflexões....

Sempre ouço , e, por vezes exclamo : ser mãe antigamente era muito mais fácil !

Mas , num dos intervalos entre os muitos afazeres , coloquei-me a refletir (a filosofar mesmo) sobre a maternidade moderna: o que mudou ? Por que as mães modernas são tão estressados?

Vamos pensar...há algumas décadas o próprio parto era um risco , algumas mães morriam durante trabalhos de partos problemáticos , hoje temos uma medicina avançada , com um ramo dedicado só para as parturientes : a obstetrícia. Os recém-nascidos eram uma prova de resistência , um perfeito "testa e prova" , testa isto ...não deu certo? Vamos fazer aquilo ...Agora existem até manuais (vide o De Lamare , a Bíblia da mãe moderna). E as fraldas? Hoje são descartáveis !!!!!!Podem até poluir o planeta , mas que são uma maravilha ...ah! São!

Mas , então, porque ser mãe nos parece tão difícil?????

Leigamente , ouso afirmar que são as pressões externas , reflexos nas mudanças sócio-econômicas . É !!!! Podem acreditar !!!!

Sigam comigo :antigamente as mães que conseguiam fazer com que seus filhos completassem 01 ano de vida (devido ao alto índice de mortalidade infantil) já estavam realizadas , bastando mantê-los com saúde . Hoje , no mundo capitalista , somos obrigados a criar filhos vitoriosos e bem-sucedidos. Não bastar cuidar da saúde e alimentação , não basta orientar e transmitir normas de condutas éticas. Hoje , nós mães, somos obrigadas a criar "pessoas de sucesso".

Essa é a pressão externa. A pressão social para que criemos filhos que passem para uma Universidade Pública , para um curso de reconhecimento social , que saibam falar mais de um língua , que tenham um bom preparo físico , manejem bem os recursos tecnológicos , para que possam ter um bom emprego , uma alta conta bancária , um automóvel do ano , ou seja que tenham estabilidade econômica e , se possível , seja reconhecido socialmente.

Toda esta pressão atrapalha o ato de ser mãe, e, muitas vezes esquecemos de dar aquele colinho com cafune no sofá da sala , de conversarmos sobre o dia na escola , de fazer um bolo juntos e de apenas ser mãe e filho.

Nós mães modernas fomos transformadas em executivas de vida alheia .É, porque a vida de nossos filhos não nos pertence , portanto é alheia . No entanto tentamos geri-las como se nos pertencesse . Traçamos metas e objetivos de longo prazo , fazemos a previsão dos custos e o levantamento dos benefícios . Solucionamos conflitos quando estes surgem ,a fim de não prejudicar o bom andamento da Empresa-Filho...enfim transformamos nossa relação materna em uma relação capitalista de trabalho.

Esta na hora de parar!

Não somos colocadas na função de mães para produzirmos mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho . Somos nomeadas por Deus para o cargo divino de Mãe para ajudarmos nossos rebentos a serem felizes , sejam eles Engenheiros ou Pedreiros, Advogados ou Donas de Casa .

Temos que criar pessoas ! Que tenham ética , que saibam amar ! Que olhem toda manhã para o céu e vejam os pássaros , que sintam a brisa da manhã e que vivam o dia , não apenas o contabilizem como "mais um dia de trabalho"!

No mês de maio , mês dedicado as Mães, vamos repensar nossa maternidade .

Sejamos mães! Sejamos felizes , hoje e sempre ! Deus nos criou para a felicidade e não para o sucesso .